POR: FREIRE/CUPERTINO
Desde o início da pandemia da COVID que as relações de trabalho sofreram alterações.
Muitos trabalhadores tiveram sua rotina readaptada a nova realidade das reuniões on-line e o ambiente de trabalho foi levado para seus lares, o que os mantiveram conectados por muito mais tempo aos aparatos tecnológicos, com o objetivo de entregar e cumprir as demandas pré estabelecidas por seus empregadores. Aliado a isso, incluiu-se as atividades domésticas.
Com toda essa transformação, uma das maiores dificuldades apresentadas por empregados e empregadores são os limites entre o trabalho e a vida privada, especialmente a garantia dos descansos e momentos de lazer, reacendendo ainda mais o debate sobre o direito à desconexão.
Quem nunca se sentiu “preso” ao trabalho durante esse período?
Estudos apontam que o estresse causado pela necessidade de estar conectado constantemente, a fim de cumprir as metas, trazem efeitos negativos ao bem estar do funcionário.
Cabe ressaltar que deve haver um contraponto nessa relação: estabelecimento de metas razoáveis por parte dos empregadores, que também devem estabelecer horários para comunicação; e uma gestão de rotina e tempo por parte dos funcionários, definindo suas metas e observando seu tempo de desconexão.
🤔💭 E você, que está na modalidade home office, como está sendo seu período? Está conseguindo cumprir seus prazos e manter seu momento de descanso mental?
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