*COLUNA ADVOCACIA*

Você sabe quais são os direitos e benefícios do trabalhador com carteira assinada?

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) regulamenta as relações do trabalho e garante ao cidadão que exerce atividade com carteira assinada uma série de benefícios e vantagens.
A dúvida de muitos trabalhadores é sobre quais são esses benefícios e quais são as vantagens para quem exerce atividade no regime CLT. 
Sendo assim, vamos elencar alguns dos principais benefícios e como explicar como funciona cada um deles.

FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
Foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Por meio dessa conta, o empregador é obrigado a depositar todos os meses 8% do salário do empregado.
O saque do FGTS é restrito há algumas situações, como: Demissão sem justa causa; Comprar um imóvel (ou ainda para quitar parcelas de um financiamento imobiliário); Aposentadoria do trabalhador ou em caso de alguma doença grave do trabalhador ou de seus dependentes.

13° salário
O trabalhador registrado em carteira passa a ter direito ao 13º salário. O mesmo é pago proporcionalmente a quantidade de meses em que o mesmo exerceu atividade.
O pagamento do 13º salário ocorre em duas parcelas, onde a primeira precisa ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de setembro.

Abono salarial do PIS/Pasep
O abono salarial PIS/Pasep é destinado ao trabalhador com carteira assinada, com remuneração de até dois salários mínimos. É uma espécie de 14° salário, já que o trabalhador recebe esse benefício anualmente. 
O PIS/Pasep garante um valor de até um salário mínimo (R$ 1.212,00).

    Conforme informado anteriormente, os benefícios que o trabalhador que possui carteira assinada dispõe, não se limita aos listados. 
 
POR: DR.OLDA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"COLUNA ADVOCACIA"