‘Bolsonaro será responsabilizado na CPI por ação e omissão’, diz Renan Calheiros

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) não tem dúvidas de que o presidente Jair Bolsonaro será responsabilizado por ações e omissões na gestão da crise sanitária no Brasil. Em entrevista para o programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, o parlamentar disse está convicto de que o presidente da República cometeu diversos crimes e vai pedir o seu indiciamento na próxima semana, quando vai apresentar o relatório da CPI.
“O objetivo da CPI é apurar quem por ação ou omissão contribuiu para agravar o morticínio da pandemia. Ninguém mais que do que o presidente da República tem responsabilidade com relação a isso, por ação e por omissão também, porque ele deixou de fazer muitas coisas com as quais ele estaria constitucionalmente atribuído. Então ele tem que ser responsabilizado sim, e vamos usar em relação ao presidente vários tipos penais, tanto de crimes comuns, como crime de responsabilidade, que implica em impedimento, assim como crime contra saúde úublica, e crimes contra a humanidade”, declarou o senador durante entrevista.
Para Calheiros, o presidente cometeu crime ao se recusar a comprar as vacinas que foram oferecidas, a exemplo da Pfizer. “O Brasil poderia ter comprado 170 milhões de doses de vacina, se ele tivesse respondido as ofertas, ainda em novembro do ano passado. O Brasil poderia ter sido com a Coronavac um dos primeiros países do mundo a vacinar. Mas ele disse que não compraria vacina, que vacina não tinha eficácia, e que se o homem tomasse vacina, afinaria a voz, a mulher criaria pelos, e todos virariam jacaré”, relembra.
De acordo com Renan Calheiros, a partir desta sexta-feira, 15, ele fará conversas com cada um dos integrantes da CPI para apresentar o relatório, e na próxima terça-feira, 19, pretende apresentá-lo no plenário do Senado Federal, com o objetivo de colocá-lo para votação no dia seguinte. O cronograma também inclui enviar para o procurador-geral da República alguns elementos da CPI que são de atribuição dele. “Estamos chegando na reta final, fomos em várias direções, sobretudo em relação a roubalheira do enfrentamento a pandemia. Você puxava uma pena e saía uma galinha inteira. Tivemos que investigar, investigar, e agora o próximo passo é responsabilizar essas pessoas”, pontuou.
Fonte: FANF1
Comentários
Postar um comentário